Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Órgãos da Escola

 

pgrad1.png
 
A Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho (ESE-UMinho) é uma unidade orgânica de ensino e investigação-UOEI de natureza politécnica que assegura o ensino graduado, pós-graduado,  investigação e outros serviços especializados no âmbito da Enfermagem. É uma estrutura com órgãos e pessoal próprios através da qual a Universidade faz a afirmação da sua missão, na área do conhecimento da Enfermagem e domínios afins, com especial ênfase nas dimensões do ensino e da investigação.
 
Congrega recursos humanos e materiais adequados ao desenvolvimento das suas atividades pedagógicas, científicas e técnicas no âmbito de projetos autónomos ou em parceria com outras unidades, que se enquadrem na missão e objetivos da Universidade.  
 
Constitui uma referência nacional e internacional no Ensino da Enfermagem, tendo recebido o Prémio de Honra à Excelência Educativa em 2006, atribuído pelo Conselho Ibero-Americano em Honra da Qualidade Educativa. O ensino carateriza-se pelo rigor e pela exigência, sendo um ensino de proximidade, tutorado em permanência. Investir numa formação sólida de base que promova o desenvolvimento científico, técnico, cultural, pessoal e ético dos estudantes tem sido uma preocupação constante a par de um forte investimento na aposta da formação pós-graduada em Enfermagem. A Escola Superior de Enfermagem é membro da ALADEFE (Asociación Latinoamericana de Escuelas y Facultades de Enfermeria A.C.) desde setembro de 2012. 
 
A Escola Superior de Enfermagem recebeu em agosto de 2013, no México, o Prêmio Sapientiæ a Excelência Educativa, outorgado pela Organização das Américas para a Excelência Educativa (ODAEE), obtendo, mais uma vez, reconhecimento internacional pela demonstração e pelos interesses contínuos em brindar uma formação de qualidade em benefício da comunidade a que pertence. 
 
A Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho recebeu também, no dia 5 de dezembro de 2012, a Medalha Municipal de Mérito - Grau Ouro, atribuída pela Câmara Municipal de Braga, em reconhecimento do seu prestígio institucional.
 

 Órgãos

Conselho de Escola
O Conselho da Escola é o órgão colegial representativo da Escola.
Presidente
O Presidente da Escola é o órgão uninominal que superiormente dirige e representa a Escola.
Conselho Técnico-Científico
O Conselho Técnico-Científico é o órgão que define e superintende a política científica da Escola, de ensino e investigação de natureza politécnica.
Conselho Pedagógico
O Conselho Pedagógico é o órgão que define e superintende a política pedagógica da Escola.
Conselho Consultivo
O Conselho Consultivo é o órgão de consulta sobre matérias de carácter pedagógico, científico e de interação com a sociedade relativas aos projetos em que a Escola intervém.