Centro de Investigação em Enfermagem (CIEnf)

human-skeleton-163715_crop_1920x450.jpg

O Centro de Pesquisa em Enfermagem (CIEnf) é uma unidade de pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade do Minho.
O Centro de Pesquisa em Enfermagem realiza pesquisas e avaliações de alta qualidade para informar sobre políticas e práticas relevantes para a força de trabalho de enfermagem.

O objetivo do CIEnf é produzir pesquisa relevante e adequada de serviços de saúde para profissionais de saúde que contribua para melhorar a qualidade e a eficácia da enfermagem nas suas diferentes dimensões: social, cultural, económico, nacional / internacional e político.

Centro de Investigação em Enfermagem

The Nursing Research Center (CIEnf) is a research unit of the Nursing School of the University of Minho.

The Nursing Research Center undertakes high quality research and reviews to report on policy and practice relevant to the nursing workforce.

The aim of the CIEnf is to produce relevant and appropriate health services research to healthcare professionals that contributes to improving the quality and efficacy of nursing in its different dimensions:

i) social;

ii) cultural;

iii) economic;

iv) national/international;

v) political.

A translação, o intercâmbio e a valorização do conhecimento científico e tecnológico da ESE-UMinho é realizado através do desenvolvimento de soluções aplicacionais da prestação de serviços à comunidade baseados na melhor evidência disponível, tendo como plataforma a sua subunidade Centro de Investigação em Enfermagem – Universidade do Minho (CIEnf-UMinho).

CIEnf at a Glance

O Centro de Investigação em Enfermagem é uma estrutura permanente de investigação científica, aberta a contributos de outras disciplinas, integrada na Escola de Enfermagem da Universidade do Minho, que visa a promoção e o desenvolvimento da investigação no domínio da Enfermagem.

Um dos desafios da enfermagem, enquanto disciplina e profissão, passa pela necessidade de promover o desenvolvimento de projetos de investigação em enfermagem, em resultado da atividade científica dos seus docentes. O Centro de Investigação em Enfermagem visa contribuir para a afirmação profissional através da construção de conhecimento disciplinar que garanta a qualidade dos cuidados de enfermagem. O CIEnf tem como missão desenvolver a investigação científica no domínio integrado das Ciências da Saúde e muito particularmente no domínio da Enfermagem.

São objetivos do CIEnf:

a) Promover atividades de investigação no domínio do saber em enfermagem e outros domínios que promovam a interdisciplinaridade;

b) Fomentar a formação contínua dos seus investigadores promovendo a sua atividade científica;

c) Fomentar o intercâmbio e cooperação científica com outras estruturas de investigação;

d) Desenvolver projetos de investigação ligados às necessidades da comunidade decorrentes de parcerias com outras instituições comunitárias;

e) Apoiar a divulgação dos resultados da investigação;

f) Assegurar a publicação de uma revista científica.

São órgãos do CIEnf:

o diretor do centro;

comissão científica;

comissão administrativa;

comissão externa permanente de aconselhamento científico.

O CIEnf está organizado por linhas de investigação:

- Cuidar em enfermagem ao longo da vida, cujo objetivo e estudar as respostas humanas decorrentes dos processos de transição saúde/doença bem como as respostas terapêuticas decorrentes da tomada de decisão dos enfermeiros;

- Saúde, ambiente e desenvolvimento humano cujo objetivo é estudar os fatores determinantes do desenvolvimento humano bem como os mecanismos de promoção da saúde e bem-estar;

- Organizações, educação e formação em enfermagem, cujo objetivo é estudar as políticas e as práticas das organizações de saúde e de educação.

Regulamentos

Regulamento de funcionamento