CIEnf @ a glance

cienf_ese.jpg

O Centro de Investigação em Enfermagem é uma estrutura permanente de investigação científica, aberta a contributos de outras disciplinas, integrada na Escola de Enfermagem da Universidade do Minho, que visa a promoção e o desenvolvimento da investigação no domínio da Enfermagem.

Um dos desafios da enfermagem, enquanto disciplina e profissão, passa pela necessidade de promover o desenvolvimento de projetos de investigação em enfermagem, em resultado da atividade científica dos seus docentes. O Centro de Investigação em Enfermagem visa contribuir para a afirmação profissional através da construção de conhecimento disciplinar que garanta a qualidade dos cuidados de enfermagem. O CIEnf tem como missão desenvolver a investigação científica no domínio integrado das Ciências da Saúde e muito particularmente no domínio da Enfermagem.

São objetivos do CIEnf:
a) Promover atividades de investigação no domínio do saber em enfermagem e outros domínios que promovam a interdisciplinaridade;
b) Fomentar a formação contínua dos seus investigadores promovendo a sua atividade científica;
c) Fomentar o intercâmbio e cooperação científica com outras estruturas de investigação;
d) Desenvolver projetos de investigação ligados às necessidades da comunidade decorrentes de parcerias com outras instituições comunitárias;
e) Apoiar a divulgação dos resultados da investigação;
f) Assegurar a publicação de uma revista científica.