Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 

- Title/ acronym: Healthy children 2021

- Funded Fundação Calouste Gulbenkian

- Partners – Equipa multidisciplinar com investigadores da área da enfermagem, família, promoção da saúde e atividade física. Centro de Investigação em Atividade Física e Saúde (CIAFEL) da Universidade do Porto.

 

- Needs / health problem that caused the project to emerge:

Em Portugal 17.3% das crianças com menos de 10 anos de idade apresentam excesso de peso e 7.7% obesidade. Nos últimos anos temos assistido à implementação de programas de promoção de estilos de vida saudáveis e de prevenção de obesidade, contudo as "melhores práticas" não estão verdadeiramente integradas do quotidiano da pessoa, família, grupo e organização educativa. Sabe-se, também, que os primeiros cinco anos de vida são importantes para o desenvolvimento de funções executivas, nomeadamente a memória, inibição (onde se inclui a autorregulação) e a flexibilidade, a qual compreende o pensamento criativo, pensar "fora da caixa", importante na resolução de problemas [1]. A importância das dimensões social, emocional e a saúde física para o desenvolvimento da saúde cognitiva é consensual, na medida em que a privação do sono, baixa atividade física, alimentação pouco saudável podem inibir o desenvolvimento das funções executivas [1].

- General objective:

Com o projeto "Crianças saudáveis 2021" pretendemos avaliar a eficácia de um programa de  promoção de estilos de vida saudáveis ao nível do desenvolvimento emocional, social e cognitivo e dos hábitos alimentares, sono e atividade física em  crianças entre os 12 e os 42 meses de idade.

- Deliverables (final products):

1-Desenvolvimento cognitivo, social e emocional em crianças. O projeto contribuirá para o desenvolvimento das crianças, nomeadamente em funções executivas como a autorregulação, flexibilidade (pensamento criativo) e resolução de problemas.

2-Adoção de comportamentos saudáveis (atividade física, comportamento sedentário, sono e hábitos alimentares).

3-Obtenção de um programa de intervenção válido na área de promoção de estilos de vida saudáveis.