Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Detalhe do evento

Seminário aberto à comunidade - Mestrado de enfermagem da pessoa em situação crítica Voltar

10/07/2018 - 11/07/2018    ESE-UMinho, sala 1.09, Edifício 1, dia 30 de junho, das 9:30h às 12:30h
sdff
PARA UMA EPISTEMOLOGIA DE ENFERMAGEM
No âmbito do Mestrado de Enfermagem da Pessoa em Situação Critica, e integrado na UC Fundamentos Epistemológicos de Enfermagem a ESE-UMinho promove o seminário subordinado à temática: Para uma epistemologia de enfermagem, que será proferido pela Professora Doutora Lucília Nunes (Professora Coordenadora da Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal. Doutorada em Filosofia, Mestre em Ciências de Enfermagem, e em História Cultural e Política. Enfermeira Especialista de Saúde Mental e Psiquiátrica. Coordenadora da NURSE'IN - Unidade de Investigação em Enfermagem do Sul e Ilhas. Prestou provas de agregação na UMinho em 2015. Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. Membro da Comissão de Ética para a Saúde, CHSetúbal, EPE.)
A epistemologia da enfermagem pode ser definida como o estudo da origem do seu conhecimento, as suas estruturas e os seus métodos, os padrões de conhecimento criados e utilizados pelos seus membros e os critérios utilizados para a validação das afirmações do seu conhecimento. A enfermagem, enquanto ciência humana prática, cria e utiliza um corpo de conhecimento próprio, afirmando-se como uma disciplina com características específicas. O pensamento teórico tem evoluído num percurso de grande riqueza concetual, gerando teorias e conceitos com valor interpretativo sobre aquilo que os enfermeiros fazem. Este seminário visa refletir sobre as questões:
Enquanto enfermeiros, como é que sabemos que sabemos? como soubemos o que julgamos saber? a partir de que fontes elaboramos e disseminamos conhecimento? como justificamos as crenças que temos? o que fazemos com o que conhecemos? Estamos nos territórios da epistemologia, ocupando-nos com as questões relativas à natureza, às fontes, justificação e validade do conhecimento, incluindo a sua criação e disseminação. (L.N.2017)
sdff