Skip Ribbon Commands
Skip to main content
PT EN

 PÓS-GRADUAÇÃO EM INTERVENÇÃO AVANÇADA EM FERIDAS

 

_EX12207exp.jpg 

A elevada prevalência das feridas no contexto atual dos cuidados e o seu impacto tanto a nível individual como económico, dado os elevados custos associados ao seu tratamento, tornam este aspecto da saúde das pessoas um assunto relevante em saúde publica. Neste contexto, temos assistido a um aumento exponencial da investigação científica nesta área, cujo conhecimento produzido é estruturante na tomada de decisão clínica dos enfermeiros. Por esse motivo, este curso pretende capacitar os profissionais para a melhor prática profissional assente na evidência científica mais recente e, em simultâneo, promover a investigação neste domínio.

O envelhecimento da população e o aumento das doenças crónicas, particularmente a diabetes, têm contribuído decididamente para o aumento a prevalência de feridas no contexto atual dos cuidados de saúde cuja estimativa a nível mundial aponta para no mínimo 300 milhões de feridas agudas; 100 milhões de feridas traumáticas e 20 milhões de feridas crónicas. O impacto das feridas, tanto a nível da qualidade de vida individual, como a nível social e económico (custos elevados) tornam aspeto da saúde das pessoas um assunto relevante em saúde pública. Assistimos, nos últimos anos, a um aumento exponencial da produção científica relacionada com as feridas. A existência de informação é um dos aspetos essenciais para a tomada de decisão. Porém, verificamos que, muitas vezes, as publicações relacionadas com as feridas dificultam a tomada de decisão do profissional, sobretudo, devido à dispersão da informação e à variabilidade da qualidade das publicações.

A prevenção e tratamento de feridas são uma área complexa que requer uma intervenção avançada, centrada numa abordagem holística da pessoa. Exemplos desta intervenção são as boas práticas baseadas na melhor evidência, a gestão clínica integrada da ferida e as equipas multidisciplinares. As atuais políticas de saúde na Europa e em Portugal, enquadradas no contexto da globalização, tornam pertinente o desenvolvimento de especialização do conhecimento em enfermagem, que permita aos enfermeiros construírem uma visão integradora dos problemas de saúde das pessoas e grupos dando resposta às necessidades em saúde mais específicas das populações. É neste quadro que a formação especializada em Feridas trará os contributos necessários e sistematicamente reforçados nas orientações internacionais, passando pelos valores básicos que fundamentam os princípios éticos da Saúde XXI (2000), ao atual Plano Nacional de Saúde (2004), que no capítulo “Desenvolvimento Profissional Continuo”, identifica como intervenções necessárias e objetivos estratégicos: “promover uma formação orientada para as necessidades…e de conteúdos de especialidades nas profissões da saúde”.


objetivos do curso  

O curso de Intervenção Avançada em Feridas visa assegurar a formação científica, técnica, humana e cultural do enfermeiro, habilitando-o para uma prestação de cuidados especializados a pessoas com feridas. Assim, com o curso pretende-se:

Desenvolver a área do conhecimento especializado em enfermagem, relevante para a qualidade dos cuidados no âmbito da prevenção e tratamento de feridas;

Criticar os resultados da prática baseada na evidência relevantes para a intervenção de enfermagem no domínio da prevenção e tratamento de feridas;

Promover potencialidades de autoanálise orientadas para a resolução de problemas e tomada de decisão em enfermagem;

Promover a investigação no domínio da prevenção e tratamento de feridas.


objetivos de aprendizagem  

O curso proporciona uma formação especializada no domínio da Intervenção em Feridas promotora, de uma prática/exercício profissional mais diferenciado. Predominam competências clínicas especializadas (prestação de cuidados) adequadas às necessidades específicas da pessoa portadora de feridas em cuidados de enfermagem bem como a promoção de competências a nível da concepção, gestão e supervisão de cuidados, assessoria, formação e investigação.

Os estudantes no final do curso deverão no domínio dos cuidados à pessoa com feridas:

- Demonstrar conhecimentos e capacidades de intervenção avançada em feridas

- Ajuizar criticamente para a tomada de decisão

- Desenvolver competências reflexivas e de auto-aprendizagem

 

E fazê-lo aos diferentes níveis:

- Contexto de investigação aplicada

- Resolução de problemas em situações novas

- Contextos complexos e multidisciplinares da prática de enfermagem


regulamento do curso  

(despacho RT-15/2013, de 8 de fevereiro)


testemunhos de enfermeiros  

"O curso de pós-graduação em Intervenção Avançada em Feridas é uma mais-valia para os enfermeiros ao nível da expansão e consolidação dos seus conhecimentos teóricos, permitindo utilizarem a evidência científica como base na sua tomada de decisão clínica no tratamento de pessoas portadoras de feridas e visando o bem-estar e qualidade de vida do indivíduo.

O facto de esta pós-graduação incluir um estágio permitiu aos alunos verificarem que esta área permite uma intervenção única e dinâmica por parte do enfermeiro e apresentou as realidades onde é possível desenvolverem projetos profissionais de qualidade com o objetivo primordial de prestar cuidados de excelência no âmbito do tratamento de feridas. Esta pós-graduação permitiu ainda um incentivo à pesquisa e investigação nesta área".

Enfª Andreia Silva, 2011

"Os conteúdos programáticos permitiram uma abordagem abrangente da temática das feridas: a nível fisiológico, clínico e terapêutico, bem como, as vivências pessoais e da família. Concluída a pós-graduação, sinto-me uma profissional melhor capacitada para prestar cuidados à pessoa com ferida mas sei, contudo, que não aprendi tudo e que terei de apostar numa constante atualização, sendo esta uma área em permanente evolução. Conheci, também, outros profissionais e com eles fiz pequenas grandes aprendizagens. Desejo apenas que este seja o primeiro curso de muitos, pois penso que investir na nossa formação nunca é demais".

Enfª Margarida Veiga, 2011  

 Pós-Graduação em Intervenção Avançada em Feridas