Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)

barra-núcleo-Universidade-do-Minho.jpg

A Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA: E), acolhida pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), é uma unidade avaliada, acreditada e financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) desde 2004.

Para o período 2018-2022, a UICISA: E integra investigadores e colaboradores de 24 Instituições de Ensino Superior e Serviços de Saúde.

Missão

Desenvolver atividades de I&D a nível internacional e interdisciplinar para responder a problemas complexos, de um modo sustentável e socialmente responsável, ao nível da promoção da saúde, da prevenção da doença e dos cuidados à pessoa doente, incapacitada e em fim de vida.

Centro líder no caminho de uma moderna investigação em enfermagem:

• Referência na investigação em enfermagem a nível nacional e internacional;
  • Ambiente promotor de investigação interdisciplinar e colaborativa;
  • Excelência na síntese e implementação da ciência para promover os cuidados de saúde informados pela evidência;
  • Mérito na criação de tecnologias de cuidados de saúde alinhadas com as necessidades dos utentes e dos profissionais de saúde.

Organização em núcleos da UICISA: E

Para efeito de organização e desempenho, a UICISA: E, de acordo com o seu estatuto, estender-se em núcleos a outras instituições. Os núcleos movimentam sinergia própria, cumprindo e respeitando todos os direitos e deveres regulamentados no Estatuto da UICISA: E.

A criação de núcleos oferece as seguintes vantagens: Os investigadores de uma Instituição participante podem melhorar a organização interna e criar as suas próprias sinergias; O coordenador do Núcleo está representado na Comissão Científica da Unidade; Os elementos de produtividade de cada núcleo são validados antes de ser entregues ao coordenador científico da UICISA: E para a elaboração dos relatórios para a FCT.

Os critérios para constituição de núcleos UICISA: E e as responsabilidade do coordenador de núcleo estão descritos no Estatuto integrado no Guia do Investigador Consulte aqui https://www.esenfc.pt/pt/page/100004072/302))

Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra