DOENÇA MENTAL: INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA NO CAMINHO DO RECOVERY
Projeto (NORTE-01-0145-FEDER-023855), cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Este projeto desenvolve-se em copromoção (ESE-Uminho e Casa de Saúde do Bom Jesus) e tem como objeto de estudo o recovery da pessoa com doença mental.
Objetivos: avaliar as necessidades da pessoa com doença mental após a alta hospitalar; desenvolver um programa de intervenção a implementar a pessoas com doença mental, dirigido às necessidades individuais; aproximar a prestação de cuidados através de um serviço comunitário de proximidade (domiciliário); construir um Guião de Intervenção de Recovery para Pessoas com Doença Mental.
As Investigadoras Ermelinda Macedo (Investigadora Responsável), Filomena Gomes e Analisa Candeias da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho terminam com sucesso projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O projeto Doença Mental: Intervenção Comunitária no Caminho do Recovery (InterComuniCaRe) foi executado no período pré-estabelecido, atingindo os indicadores previstos em sede de candidatura. Envolveu duas instituições: Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho e o Instituto das Irmãs Hospitaleiras - Casa de Saúde do Bom Jesus. Teve como objeto de estudo o recovery da pessoa com doença mental. Foi um projeto de intervenção domiciliária após a alta hospitalar, com programas individualizados constituídos por 16 visitas domiciliárias a cada sujeito. Os resultados revelaram uma evolução positiva na maioria das dimensões estudadas. O indicador principal deste projeto foi um Guião de Intervenção Para a Promoção do Recovery da Pessoa com Doença Mental.
Saiba mais em: https://intercomunicare.wixsite.com/intercomunicare