Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

O Centro de Investigação em Enfermagem (CIEnf) é uma unidade de pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade do Minho.

O Centro de Investigação em Enfermagem realiza pesquisas e avaliações de alta qualidade para informar sobre políticas e práticas relevantes para a força de trabalho de enfermagem.

O objetivo do CIEnf é produzir pesquisa relevante e adequada de serviços de saúde para profissionais de saúde que contribua para melhorar a qualidade e a eficácia da enfermagem nas suas diferentes dimensões: social, cultural, económico, nacional / internacional e político.

Centro de Investigação em Enfermagem

A translação, o intercâmbio e a valorização do conhecimento científico e tecnológico da ESE-UMinho é realizado através do desenvolvimento de soluções aplicacionais da prestação de serviços à comunidade baseados na melhor evidência disponível, tendo como plataforma a sua subunidade Centro de Investigação em Enfermagem – Universidade do Minho (CIEnf-UMinho).

O Centro de Investigação em Enfermagem é uma estrutura permanente de investigação científica, aberta a contributos de outras disciplinas, integrada na Escola de Enfermagem da Universidade do Minho, que visa a promoção e o desenvolvimento da investigação no domínio da Enfermagem.

Um dos desafios da enfermagem, enquanto disciplina e profissão, passa pela necessidade de promover o desenvolvimento de projetos de investigação em enfermagem, em resultado da atividade científica dos seus docentes. O Centro de Investigação em Enfermagem visa contribuir para a afirmação profissional através da construção de conhecimento disciplinar que garanta a qualidade dos cuidados de enfermagem. O CIEnf tem como missão desenvolver a investigação científica no domínio integrado das Ciências da Saúde e muito particularmente no domínio da Enfermagem.

São objetivos do CIEnf:

a) Promover atividades de investigação no domínio do saber em enfermagem e outros domínios que promovam a interdisciplinaridade;

b) Fomentar a formação contínua dos seus investigadores promovendo a sua atividade científica;

c) Fomentar o intercâmbio e cooperação científica com outras estruturas de investigação;

d) Desenvolver projetos de investigação ligados às necessidades da comunidade decorrentes de parcerias com outras instituições comunitárias;

e) Apoiar a divulgação dos resultados da investigação;

f) Assegurar a publicação de uma revista científica.

São órgãos do CIEnf:

- Diretor do centro;

- Comissão científica;

- Comissão administrativa;

- Comissão externa permanente de aconselhamento científico.

O CIEnf está organizado por linhas de investigação:

- Cuidar em enfermagem ao longo da vida, cujo objetivo e estudar as respostas humanas decorrentes dos processos de transição saúde/doença bem como as respostas terapêuticas decorrentes da tomada de decisão dos enfermeiros;

- Saúde, ambiente e desenvolvimento humano cujo objetivo é estudar os fatores determinantes do desenvolvimento humano bem como os mecanismos de promoção da saúde e bem-estar;

- Organizações, educação e formação em enfermagem, cujo objetivo é estudar as políticas e as práticas das organizações de saúde e de educação.

Regulamentos

Regulamento de funcionamento

Regulamento Eleitoral do diretor do CIEnf

INGLÊS

Center for Research in Nursing (CIEnf)

The Center for Research in Nursing (CIEnf) is a research unit of the Nursing School of the University of Minho.

The Center for Research in Nursing conducts research and evaluations of high-quality evidence about policies and practices relevant for nursing care.

The main goals of the CIEnf is to produce relevant and appropriate research of health services for health professionals that contributes to improving the quality and effectiveness of nursing in its different dimensions: social, cultural, economic, national/international and political.

Center for Research in Nursing

The translation, exchange, and valorization of the scientific and technological knowledge of ESE-UMinho are carried out through the development of solutions for the provision of services to the community based on the best evidence available, having as a platform its subunit Center for Research in Nursing - University do Minho (CIEnf-UMinho).

The Nursing Research Center is a permanent structure of scientific research, open to contributions from other disciplines, integrated with the Nursing School of the University of Minho, which aims to promote and develop research in the field of Nursing.

One of the challenges of nursing, as a discipline and profession, is the need to promote the development of nursing research projects, as a result of the scientific activity of its teachers. The Center for Research in Nursing aims to contribute to professional affirmation through the construction of disciplinary knowledge that guarantees the quality of nursing care. The CIEnf's mission is to develop scientific research in the field of Health Sciences and in particular in Nursing.

The main goals of CIEnf are:

a) To promote research activities in the field of nursing knowledge and other areas that promote interdisciplinary;

b) To encourage the continuous training of its researchers by promoting their scientific activity;