Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 

presid3.png
Presidente de Escola
Professora Esperança do Gago Alves Pereira

Licenciada em Enfermagem e Especialista em Enfermagem de Reabilitação, Mestre em Ciências de Enfermagem pelo ICBAS - Universidade do Porto, doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Évora, a realizar Pós-Doutoramento em Enfermagem na Universidade Católica Portuguesa – Porto, onde tem participado nas Oficinas Cientificas e Seminários de Projeto do Doutoramento em Enfermagem. Professora da ESE há 33 anos, diretora em várias edições da Pós-Licenciatura em Enfermagem de Reabilitação e coordenadora de várias unidades curriculares da licenciatura em enfermagem e na pós-licenciatura de enfermagem de reabilitação.  Professora Visitante da Universidade Francisco de Paula Santander- San José Cúcuta, Colômbia - Faculdade de Ciências da Saúde para reacreditação do curso de enfermagem. Publicou vários artigos e participou em conferências e seminários nacionais e internacionais como preletora. É revisora em revistas nacionais e internacionais e pertence a equipa editorial de revista de enfermagem internacional. Participou na qualidade de arguente em várias provas de doutoramento e mestrado em enfermagem. Vogal em vários concursos de professor adjunto e professor coordenador. Pertenceu por eleição a vários órgãos de governo da ESE-UMinho, presidiu ao Conselho da Escola no triénio 2017- 2020.  Participou em programas de ação de intercâmbio internacional científico e cultural. Tem um papel ativo na prestação de Serviços à Comunidade Científica, Educacional e Profissional, coordenou grupo de trabalho para a elaboração do Perfil e Certificação de Competência Acrescida da Supervisão Clínica, presidiu a comissão de certificação individual de competências. Integra a direção da Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde.
 
Vice-Presidência de Escola - Ensino, Avaliação e Qualidade
Professora Maria Filomena Pereira Gomes
Licenciada em Enfermagem e Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, mestre em Educação, área de especialização formação e desenvolvimento para a saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, doutorada em
Ciências da Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa – Lisboa.
É membro do Conselho Técnico Cientifico e Presidente do Conselho Pedagógico. 
        
Vice-Presidência de Escola - Investigação e Interação com a Sociedade
Professor Clara Maria Faria Simães Mendes
Clara Simães é Professora Adjunta na Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, Portugal. Obteve o Doutoramento em Psicologia; Especialização em Psicologia da Saúde; Licenciatura em Psicologia; e, Licenciatura em Enfermagem, pela Universidade do Minho. Especialização em Análise de Dados, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, e Especialização Avançada em Psicologia da Saúde Ocupacional pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Na investigação interessa-se pelos processos humanos de adaptação à mudança, com destaque para o binómio saúde-doença, treino de competências de vida e desenvolvimento humano em diversos grupos de risco. Integra o grupo de investigação “Adaptação, Rendimento e Desenvolvimento Humano”, cujos resultados são difundidos na comunidade pela “Escola Competências de Vida”. Intervém nas áreas da enfermagem, saúde mental, psicologia da saúde, psicologia da saúde ocupacional e no treino de competências de vida em diversos contextos e faixas etárias. Contando com publicações em revistas com arbitragem científica, constituem áreas de atividade científica o desenvolvimento de competências de comunicação clínica em estudantes e profissionais de saúde. Membro da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Núcleo na ESE da Universidade do Minho.
 
Equipa da Presidência