Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 


equipa1.png



Equipa da Presidência

apm1.jpgPresidente: Ana Paula Morais Carvalho Macedo

Ana Paula Macedo é Professora Coordenadora, tendo presidido à ESE da UM (2017-2021).
É doutorada em Educação, área de Conhecimento de Organização e Administração Escolar e Mestre, área de especialização em Organizações Educativas e Administração Educacional, conferido pelo IEP da Universidade do Minho.
Possui o título de Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, com competências avançadas em Supervisão Clínica, e o Título de Especialista na área da Enfermagem.
Possui um Pós-Doutoramento, na área da Enfermagem, pela Universidade de São Paulo, EE, Brasil.
É investigadora integrada na UICISA:E/ESEnfC, desde o ano 2015 e coordena o Núcleo UICISA:E, UM desde 2017.
Como docente desde 1997 tem coordenado pós-graduações, lecionado unidades curriculares diversas e orientado mais de uma centena de trabalhos conferentes de grau académico, tendo tido uma participação regular, também mais de uma centena, em júris de provas académicas.
Publica regularmente em revistas da especialidade e faz parte de vários conselhos editoriais de revistas com fator de impacto.
Na sua atividade de interação com a sociedade, integra a Comissão de Avaliação Externa para a Avaliação de ciclos de estudo da área da Enfermagem, tendo participado em nove programas de estudo na área da Enfermagem de IES, quatro como presidente e cinco como vogal; integra o Conselho Consultivo no âmbito do Projeto Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) Enfermagem Portugal desde 2021.
Ao longo da sua carreira tem integrado júris para atribuição de título de especialista e vários Júris de Concurso para o provimento de lugar de carreira, participando com várias Escolas de Enfermagem portuguesas.
No domínio internacional tem realizado várias missões de ensino no âmbito de programas de mobilidade/professor convidado em várias universidades estrangeiras.
Desde o ano 2015 que integra o grupo de pesquisa International Nursing Activities Score Network (INASNET), sob coordenação de Katia Padilha, São Paulo, Brasil, sendo também colaboradora estrangeira no grupo de pesquisa - Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Universidade de São Paulo. 
No domínio do associativismo científico é vogal do órgão diretivo fundador da Associação Portuguesa de Supervisão Clínica em Enfermagem.
Foi sócia efetiva da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Fórum Português de Administração Educacional e ainda do Instituto Paulo Freire de Portugal. Formadora registada pelo Conselho Científico-pedagógico da Formação Contínua, nas áreas e domínios: B01 Administração Educacional, D91 Educação para a cidadania (Educação para a Saúde).
Em termos de participação institucional, ao nível da ESE-UM, tem feito parte dos vários órgãos de governo responsáveis pela definição das políticas científica e pedagógica da Escola.
É Diretora de Curso do 2º Ciclo e ao longo da sua carreira foi diretora de várias pós-graduações, no âmbito da especialidade de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica.
Participou também em várias comissões envolvidas na reestruturação da oferta educativa e integrou diversas estruturas de gestão de cursos de licenciatura e de mestrado.
Também a este nível desempenhou funções em várias Comissões de trabalho, entre estas destacam-se as Comissões de Reconhecimento de graus académicos.


oa3.png

Vice-Presidente: Odete Sofia Silva Lomba Araújo


Odete Araújo é Pós-doutorada e doutorada em Enfermagem.
É Professora Adjunta na Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho.
É membro Integrado na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) - Núcleo UMinho e Diretora Adjunta do Centro de Investigação em Enfermagem (CiEnf) - Universidade do Minho.
É especialista em Enfermagem de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e Mestre em Gerontologia.
Integra ainda as redes nacionais e internacionais de investigação no domínio do envelhecimento e da saúde mental.




rp6.png

Vice-Presidente: Rui Pedro Gomes Pereira

Doutor em Ciências de Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (2016).
Mestre em Sociologia - Especialização em Sociologia da Saúde pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (2009).
Licenciado em Enfermagem na Comunidade pelo Departamento de Ciências de Enfermagem da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa - Braga (2000).
Concluiu o curso de Bacharelato em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo em 1996.
Detém desde 2000 o título profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e em 2018, também pela Ordem dos Enfermeiros, obteve a certificação da competência acrescida diferenciada em Enfermagem do Trabalho.
Desde janeiro de 2010 é Professor Adjunto da Escola Superior de Enfermagem da ESE-UMinho.
Investigador Sénior da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Núcleo ESE-UMinho, integra e dinamizou diversos projetos de investigação e ou pedagógicos nacionais e internacionais.
Colaborou com o International Council of Nurses enquanto consultor na área de Enfermagem Avançada e com a Região Europeia da Organização Mundial de Saúde como perito no domínio dos Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem, tendo igualmente integrado como vogal o Conselho de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros (mandato 2012-2016).
Integra o corpo editorial e é revisor em múltiplas revistas científicas indexadas entre as quais a Worldviews on Evidence-Based Nursing (Wiley Online Library) tendo realizado formação avançada na área da Ciência Aberta.
É revisor (Comprehensive Systematic Review Training Program) e clinical fellow (Evidence Implementation Trainning Program) do JBI.
É professor visitante na Faculdad de Ciencias de La Salud da Universidad del Magdalena – Colômbia e na Therapeutic School – Nursing Education Department, University of the Witwatersrand – África do Sul, mantendo diversas atividades colaborativas e de networking com universidades estrangeiras.
No domínio da interação com a comunidade é, desde 2017, vogal da direção da ELCOS – Sociedade Portuguesa de Feridas e integra diversas comunidades de prática e outras redes de conhecimento internacionais.


Equipa da Presidência