Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 

 
 

A Escola Superior de Enfermagem - ESE-UMinho - integrada na Universidade do Minho desde 2005, tem por missão prosseguir os vetores estratégicos da Universidade do Minho e da Enfermagem Portuguesa, respondendo ao grande desafio que é formar profissionais conhecedores e competentes capazes de enaltecerem os cuidados de saúde que prestam às pessoas que deles necessitam. Enquanto comunidade educativa relevamos a visão que partilhamos:

-Uma Escola de referência no ensino de enfermagem, tanto ao nível nacional como internacional, nomeadamente nos países de língua oficial portuguesa e na europa.
-Uma Escola abrangente, aberta inovadora e plural, agregadora de saberes e diferenças, agindo no respeito mútuo e na procura de respostas sustentáveis aos desafios do ensino superior em Portugal e no espaço europeu.
-Uma Escola como pilar no desenvolvimento da disciplina de enfermagem e sua afirmação no seio das profissões parceiras da área da saúde.
-Uma Escola profundamente enraizada no tecido social, comprometida ética, cultural e cientificamente, onde se estimula a participação e a cidadania em toda a sua dimensão, com uma forte aposta no serviço à comunidade.
-Uma Escola com um centro de excelência e de inovação, promotor e consumidor de investigação, sustentando a sua prática na evidência cientifica.
-Uma Escola capaz de aprender e de ensinar, formadora de enfermeiros que sejam profissionais reconhecidos como tal ao longo do seu percurso e desenvolvimento profissional.

No que se refere ao ensino e formação preparamos Enfermeiros para trabalharem num sistema de saúde, comprometido com as transformações exigidas pelo exercício da cidadania. A preparação educativa e formativa de enfermeiros é exigente na medida em que apela à participação e responsabilidade destes na sociedade, na promoção da satisfação em saúde da pessoa/família/coletividade, respeitando os seus valores na plenitude – a vida, a dignidade, os direitos. O exercício de aquisição de capacidades e competências extravasa a educação e formação formal, considerada em contexto escolar universitário, sendo ponderadas outras dimensões como a não formal e a informal, presentes nas organizações de saúde, onde os estudantes realizam os seus ensinos clínicos e estágios. A construção do conhecimento científico em Enfermagem, a partir da evidência científica, implica conhecimento atualizado, consciência crítica e empenho, requisitos fundamentais para a formulação dos juízos clínico e ético. Daí a prática clínica, conciliada com a investigação, constituir permanentemente um considerável desafio na nossa educação e formação.

A investigação, como suporte do desenvolvimento da disciplina e da prática da enfermagem, traduz-se na necessidade de apoio e desenvolvimento das suas estruturas, nomeadamente o centro de investigação, bem como a continua dinamização de um ambiente de investigação como atividade sistemática na ESE-UMinho.

No que se refere à prestação de serviços à comunidade e extensão continuamos a estabelecer e consolidar as parcerias e protocolos de colaboração numa relação direta com a comunidade, com as autarquias e o poder local, com organizações não governamentais. Salienta-se ainda as relações preferenciais com as organizações de saúde, garantindo a transferência e permuta do conhecimento, de modo a favorecer ganhos em saúde, a nível das populações locais do país.

Também os movimentos de internacionalização afiguram-se como uma enorme oportunidade de conhecer novas realidades profissionais, científicas e académicas, procurando, no limite, contribuir para a definição das melhores práticas, quer de investigação, quer de ensino e sobretudo de cuidar. Continuamos a fundar parcerias, protocolos e quadros sinérgicos que permitam a sólida construção de paradigmas assistenciais que procurem respostas globais e integradoras a problemas e desafios também eles globais e abrangentes.

Neste sentido acreditamos que o projeto da ESE-UMinho, é um projeto com futuro e de futuro, onde a participação de todos e as competências de cada um são a garantia para engrandecermos a sua própria missão – a educação e formação de bons profissionais, honrando o prestígio desta Escola.

Sejam bem-vindos!