A Escola Superior de Enfermagem da UMinho assegura o ensino graduado e pós-graduado, a investigação e outros serviços especializados no âmbito da Enfermagem. É uma estrutura com órgãos e pessoal próprios através da qual a Universidade faz a afirmação da sua missão, na área do conhecimento da Enfermagem e domínios afins.
Quer ao nível nacional, quer ao nível internacional, a ESE mantém contactos e intercâmbios permanentes com Universidades (Portuguesas, Europeias e outras espalhadas pelo Mundo), com base em Protocolos assinados para o efeito, acompanhando e participando ativamente na vida universitária internacional. Mantém ainda uma estreita ligação com instituições de saúde (públicas e/ou privadas), nacionais ou estrangeiras, nomeadamente: hospitais gerais; hospitais especializados; centros de saúde; clínicas médicas e de enfermagem; INEM-VMER, entre outros.
A prossecução dos objetivos da ESE é assegurada por órgãos que têm por finalidade a direção, o desenvolvimento e a gestão das suas atividades, nas dimensões cultural, científica, pedagógica e de serviços, bem como a gestão administrativa e financeira.
Os órgãos que asseguram a orientação estratégica da ESE, bem como a sua gestão corrente, são, respetivamente:
- Conselho de Escola
- Presidente
- Conselho Técnico-Científico
- Conselho Pedagógico
- Conselho Consultivo
Consultando os Estatutos da Escola Superior de Enfermagem, poderá obter mais informação acerca das competências de cada órgão.