Doutor em Ciências de Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (2016).
Mestre em Sociologia - Especialização em Sociologia da Saúde pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (2009).
Licenciado em Enfermagem na Comunidade pelo Departamento de Ciências de Enfermagem da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa - Braga (2000).
Concluiu o curso de Bacharelato em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo em 1996.
Detém desde 2000 o título profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e em 2018, também pela Ordem dos Enfermeiros, obteve a certificação da competência acrescida diferenciada em Enfermagem do Trabalho.
Desde janeiro de 2010 é Professor Adjunto da Escola Superior de Enfermagem da ESE-UMinho.
Investigador Sénior da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Núcleo ESE-UMinho, integra e dinamizou diversos projetos de investigação e ou pedagógicos nacionais e internacionais.
Colaborou com o International Council of Nurses enquanto consultor na área de Enfermagem Avançada e com a Região Europeia da Organização Mundial de Saúde como perito no domínio dos Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem, tendo igualmente integrado como vogal o Conselho de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros (mandato 2012-2016).
Integra o corpo editorial e é revisor em múltiplas revistas científicas indexadas entre as quais a Worldviews on Evidence-Based Nursing (Wiley Online Library) tendo realizado formação avançada na área da Ciência Aberta.
É revisor (Comprehensive Systematic Review Training Program) e clinical fellow (Evidence Implementation Trainning Program) do JBI.
É professor visitante na Faculdad de Ciencias de La Salud da Universidad del Magdalena – Colômbia e na Therapeutic School – Nursing Education Department, University of the Witwatersrand – África do Sul, mantendo diversas atividades colaborativas e de networking com universidades estrangeiras.
No domínio da interação com a comunidade é, desde 2017, vogal da direção da ELCOS – Sociedade Portuguesa de Feridas e integra diversas comunidades de prática e outras redes de conhecimento internacionais.