Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 

 

A elevada prevalência das feridas no contexto atual dos cuidados e o seu impacto tanto a nível individual como económico, dado os elevados custos associados ao seu tratamento, tornam este aspecto da saúde das pessoas um assunto relevante em saúde pública. Neste contexto, temos assistido a um aumento exponencial da investigação científica nesta área, cujo conhecimento produzido é estruturante na tomada de decisão clínica dos enfermeiros. Por esse motivo, o curso de Formação Especializada em Intervenção Avançada em Feridas pretende capacitar os profissionais para a melhor prática profissional assente na evidência científica mais recente e, em simultâneo, promover a investigação neste domínio.

A prevenção e tratamento de feridas são uma área complexa que requer uma intervenção avançada, centrada numa abordagem holística da pessoa. Exemplos desta intervenção são as boas práticas baseadas na melhor evidência, a gestão clínica integrada da ferida e as equipas multidisciplinares. As atuais políticas de saúde na Europa e em Portugal, enquadradas no contexto da globalização, tornam pertinente o desenvolvimento de especialização do conhecimento em enfermagem, que permita aos enfermeiros construírem uma visão integradora dos problemas de saúde das pessoas e grupos dando resposta às necessidades em saúde mais específicas das populações. É neste quadro que a formação especializada em Feridas trará os contributos necessários e sistematicamente reforçados nas orientações internacionais, passando pelos valores básicos que fundamentam os princípios éticos da Saúde XXI (2000), ao atual Plano Nacional de Saúde (2004), que no capítulo “Desenvolvimento Profissional Continuo”, identifica como intervenções necessárias e objetivos estratégicos: “promover uma formação orientada para as necessidades…e de conteúdos de especialidades nas profissões da saúde”.

​A realização do curso decorre em estreita colaboração com a Sociedade Portuguesa de Feridas - ELCOS .

O curso foi submetido, desde a sua primeira edição,  a acreditação externa pela European Wound Management Association - EWMA, sendo atualmente e em Portugal uma das poucas formações na área de feridas e viabilidade tecidular com acreditação internacional por parte desta entidade que atesta a sua qualidade científico/pedagógica.