Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Detalhe do evento

Encontro Internacional em Saúde e Bem-Estar decorreu na ESE-UMinho Voltar

quarta-feira, 21/06/2023   
Foto: Nuno Gonçalves
O Núcleo da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem na Universidade do Minho (UCISA:E) promoveu esta quarta-feira o 1º Encontro Internacional em Saúde e Bem-Estar, no campus de Gualtar, em Braga, e em formato online.
O programa englobou 72 comunicações orais e posters, duas conferências plenárias e duas mesas redondas, incidindo em geral sobre as boas práticas e os desafios na saúde.

A abertura contou com a presidente da Escola Superior de Enfermagem da UMinho, Esperança Gago, a coordenadora do Núcleo UCISA:E da UMinho, Ana Paula Macedo, e o coordenador da UCISA:E da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra, João Apóstolo.

A conferência final coube à professora Vilanice Püchel, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, no Brasil.

Nas mesas redondas apresentou-se, entre outros, os resultados de quatro projetos da UMinho: jogos sérios para capacitar alunos de enfermagem, um modelo para medir o empoderamento juvenil, a saúde das crianças vulneráveis em idade escolar, bem como o despiste de pessoas idosas vítimas de maus tratos.

A agenda incluiu ainda temas como a literacia alimentar, a satisfação dos utentes de saúde, a enfermagem comunitária, o bem-estar com animais de estimação, o suporte a crianças com cancro, o apoio espiritual nos cuidados paliativos, o trabalho de parto, o uso do preservativo entre universitários, a prevenção do (cyber)bullying entre adolescentes, a resiliência familiar, o pós-internamento psiquiátrico e o burnout e os turnos dos enfermeiros.

Há mais detalhes em uicisaeuminho.wixsite.com/saudeebemestar.

* Fotos: facebook.com/uminhooficial/posts/pfbid0chgqvuKLMT1YhFko7CEUyUnuRQB8bQ3BdqJpRdCk2evLpun5HWy3XXguMHKaPQcVl
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
1_ Encontro