Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 

A Licenciatura em Enfermagem assegura formação científica, técnica, humana e cultural, habilitando o enfermeiro a prestar e gerir cuidados de enfermagem gerais à pessoa ao longo do ciclo vital, à família, grupos e comunidade, nos diferentes níveis de prevenção; participar na gestão dos serviços, unidades ou estabelecimentos de saúde; a participar na formação de enfermeiros e outros profissionais de saúde; desenvolver e a participar em programas e projetos de investigação.

O objetivo da Licenciatura em Enfermagem é, fundamentalmente, o de formar profissionais altamente qualificados na prestação e gestão de cuidados de enfermagem gerais à pessoa, ao longo do ciclo vital; à família, grupos e comunidade, nos diferentes níveis de prevenção; na participação da gestão dos serviços, unidades ou estabelecimentos de saúde; na formação de enfermeiros e de outros profissionais de saúde e, por último, no desenvolvimento da prática de investigação no âmbito da saúde e da enfermagem.

Os licenciados em Enfermagem exercem atividade profissional liberal ou em instituições públicas ou privadas, nomeadamente: hospitais gerais; hospitais especializados (pediatria, psiquiatria, medicina física e reabilitação, maternidades, entre outros); centros de saúde; empresas; creches, jardins de infância e escolas; centros de idosos; clínicas médicas e de enfermagem, etc.

A Licenciatura em Enfermagem é reconhecida pela Ordem dos Enfermeiros. O título profissional de Enfermeiro requer a inscrição na Ordem.
O grau de Licenciado permite a candidatura a estudos pós-graduados.
 

Suplemento ao diploma  

Exemplos do Suplemento ao Diploma da Licenciatura em Enfermagem:
- Suplemento ao Diploma, Português
- Suplemento ao Diploma, Inglês

Mapa das atividades elegíveis para o suplemento ao Diploma

mais informações:  DGES/Reconhecimento+Académico/Suplemento+ao+Diploma/